Divisão Biométrica CivilGoiás BiométricoInstituto de IdentificaçãoNotíciasPolícia Civil

Tecnologia, Segurança e Praticidade ao Cidadão Goiano

Ferramenta possibilita acesso eletrônico à Carteira de Identidade e permite verificação na tela do celular do usuário, com total segurança, integridade e validade jurídica.

Em tempos de sociedade informatizada e conectada onde a acessibilidade se faz presente, o indivíduo tem buscado cada dia mais a praticidade e instantaneidade para o cotidiano. A nova carteira de identidade Digital surge numa versão em que com o simples toque dos dedos pode-se comprovar seus dados pessoais. O modelo propõe facilitar tanto a vida do usuário, quanto das autoridades e requerentes que demandam a comprovação dos documentos pessoais.

O RG Digital GO, também chamado de Carteira de Identidade Digital ou RG eletrônico possibilita, assim como a Carteira de Identidade impressa, o acesso ao Número de Identificação Social (NIS); Cartão Nacional de Saúde; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); número de Certificado Militar; número do documento de identificação profissional; tipo Sanguíneo e fator RH; condições específicas de saúde.

No Brasil, Distrito Federal, São Paulo e Paraíba foram as primeiras Unidades Federativas a adotarem a Carteira de Identidade Digital, onde o auto serviço além de focar na praticidade e segurança tem apresentado grande vantagem diante de confrontos papiloscópicos. Agora, o Estado de Goiás, também disponibiliza a tecnologia ao cidadão goiano. O app que esteve em fase de testes no último ano já possui cerca de dezesseis mil downloads no sistema android e quase cinco mil downloads no IOS, com boas avaliações.

Emitida pela Gerência de Identificação da Polícia Civil de  Goiás, órgão sob a gestão da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás, a Carteira de Identidade Digital, segundo decreto Nº 9.705, DE 24 DE AGOSTO DE  2020, assinado pelo atual governador Ronaldo Caiado,  não é apenas uma duplicação do documento impresso, o RG Digital GO atenderá aos requisitos de segurança, integridade, validade jurídica e interoperabilidade; e permitirá a checagem dos dados pelas autoridades públicas com ou sem conexão à internet.

O acesso ao aplicativo será mediante login e senha ou biometria. As informações são criptografadas, contendo também recursos que impeçam fraudes, proporcionando segurança e confiabilidade à instituição e ao cidadão usuário. Não há dúvidas que é uma grande conquista para o Estado de Goiás e, pois conta com sistema moderno e inovador.

Segundo Ilson Bressan, diretor comercial e de marketing da Valid – empresa que desenvolveu o aplicativo -, o RG Digital Go possui hoje um dos melhores sistemas tecnológicos e de segurança para documentos de identificação. “Com um portfólio cada vez mais completo, seguro e otimizado, conseguimos estar bem próximos para facilitar o dia-a-dia do cidadão com a criação desse novo documento em uma plataforma totalmente digital. Nossa missão é ampliar o acesso a documentos de identificação com os melhores padrões de tecnologia e segurança”, ressalta Bressan.

É inquestionável que a tecnologia vem com intuito de proporcionar comodidade e praticidade ao cidadão, de forma gratuita e disponível em dispositivos móveis, onde o cidadão terá acesso às mesmas informações contidas na Carteira de Identidade impressa, porém, é bom lembrar que apenas quem possui a carteira de identidade emitida pelo Goiás Biométrico, a partir de 2019, terá acesso ao RG Digital GO, pois essas possuem o QR Code impresso no documento, o que permitirá o acesso para cadastro no aplicativo. Caso contrário, precisará emitir uma nova carteira de identidade (impressa), ou solicitar a primeira via; em seguida, realizar o cadastro do RG Digital por meio do aplicativo RG Digital GO a ser instalado no dispositivo móvel adequado, em seguida, o sistema digital do Instituto de Identificação de Goiás realizará a validação de autenticidade do usuário ou mesmo a revogação do RG Digital.

Cabe ressaltar que essas particularidades referentes à data de emissão do último documento e equipamento utilizado para download do app geraram dificuldade de acesso para alguns cidadãos, potencializando dúvidas. Ainda que o Instituto de Identificação tenha digitalizado cerca de 5 milhões carteiras de identidade emitidas em Goiás, desde o ano  2000,  os dados pessoais do cidadão precisam ser atualizados, inclusive pela aplicabilidade e benefício que o novo documento oferece com a inserção de novos dados do requerente. Por isso, não é possível a emissão do RG Digital GO com carteiras anteriores a 2019, ainda que a mesma possua QR Code. Vale ressaltar que alguns aparelhos podem também limitar a identificação e validação do documento, logo, para solucionar o problema, profissionais do Instituto de Identificação estão à disposição para o atendimento, basta que o cidadão entre em contato por meio de suas redes de informação.

Atualmente, muitos documentos pessoais, como Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Cartão do SUS já possuem além do documento impresso, uma versão digital, com mesmo valor legal, segura e atestada por um certificado digital qualificado, seguindo normas e padrões da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Cabe ao Instituto de Identificação a validação dos atributos e também a homologação da Credencial Digital, atentando-se ao uso, proteção e compartilhamento de informações.

A acessibilidade, tecnologia e informatização é um dos princípios fundamentais que o Governo de Goiás, juntamente à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás e a Gerência de Identificação da Polícia Civil de Goiás visam promover com o RG Digital maior alcance, sociabilização e segurança ao cidadão goiano.

Pedro Gonçalves Canêdo, papiloscopista policial
Gerente do Instituto de Identificação de Goiás